04/15/2017

Em 14 de julho de 1789 a França deu início à sua Revolução com o povo invadindo uma fortaleza repleta de armas e um símbolo do absolutismo governamental: a Bastilha era a prisão para os nobres e intelectuais opositores da ordem estabelecida.

O aspecto mais importante da queda da Bastilha foi a população ter tomado as rédeas do curso da história, não se limitando a delegar poderes aos políticos.

Diante da dilapidação dos cofres públicos promovida pelos poderosos (os nobres e o clero), aos...

12/16/2016

Hoje foram homenageados 11 colombianos que bravamente se mobilizaram para resgatar os sobreviventes e corpos das vítimas do trágico acidente do avião da Chapecoense.

Que lindo e merecido gesto de nosso governo.

A pergunta que não quer calar: porque a grama do vizinho é sempre mais verde?

Não podemos esquecer que milhares de agentes brasileiros se doam em favor da nossa sociedade.

Infelizmente, e quase que diariamente, temos ocorrências graves.

As fortes chuvas de verão estão devastando os estados do...

12/15/2016

Na madrugada do dia 29 de novembro ocorreu o acidente aéreo que vitimou com morte mais de 70 jogadores e jornalistas que faziam parte da comitiva e cobertura do time da da Chapecoense.

Lamentável, poderia ter sido evitado, mas não foi.

Infelizmente, acidentes acontecem

Meu respeito a todos os familiares e amigos desses que se foram tragicamente, mas a quem interessa manter viva a chama de comoção?

Na nossa história recente tivemos acidentes igualmente trágicos, por exemplo: Em 31/12/1988 morreram 55...

12/15/2016

Diariamente me deparo, em toda sorte de veiculo de informação, com a crescente violência.  Até para quem mora no Rio a coisa já não é/está normal.

Não bastassem os furtos e roubos de veículos, clonagem de cartões, saidinha de banco, agora estamos nos deparando com BLITZ de traficantes.

O que eles buscam? Nada demais: só verificam se ingressos da facção rival estão pela área. Ah, bom. Ufa! E eu já pensando que era comigo...

Agora falando sério; temos como fato que nossas imensas fronteiras são...

05/25/2016

A grana tá curta e a farinha é pouca, mas ninguém quer largar o osso.

Primeiro temos que definir cada conceito, segundo dicionário informal:

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização soc...

05/23/2016

 

 

Já dizia Cunha, como os heróis do BOPE: se eu cair, vou cair atirando! Pois bem, veio à tona mais uma gravação. Agora, já do “novo” governo, ou de sua tentativa. Jucá deu mole e caiu na rede… Até o Wikipedia sabe o significado de “BOI DE PIRANHA”.

“Boi de piranha é uma expressão popular brasileira. Pode designar uma situação onde um bem menor e de pouco valor é sacrificado para que, em troca, outros bens mais valiosos não sofram ameaças. Pode designar também o ato de alguém se sacrificar para l...

05/16/2016

Outro dia escrevi aqui no Diário que estamos perdendo a nossa identidade. Naquele momento eu disse que as empresas fluminenses estão nos abandonando e, com isso, receitas, empregos e o orgulho de ser carioca.

Hoje, venho dizer que estamos perdendo muito mais do que isso.

Desde a chegada da família real em 1808, o Rio de Janeiro se tornou uma verdadeira capital européia. Dom João trouxe e instalou na cidade tudo aquilo que era indispensável à coroa.

Algumas medidas foram cruciais para tal,...

05/11/2016

Eu sou carioca! Agora sem identidade

Há alguns anos era fácil identificar um carioca na multidão, fosse pelo sotaque, ou pelo jeito despojado.

Além disso, a cidade tinha uma identidade própria em sua moda e costumes, como o calçadão de Copacabana - com suas pedras desenhadas em forma de onda -, o mate leão, as sandálias havaianas e o biscoito Globo (ainda nossa).

Ocorre que o mundo não é mais o mesmo.  Poderíamos por culpa da globalização, falar que é tendência, ou resultado da mobilidade social et...

Please reload

Fernando Canedo
canedo.adv@gmail.com