10 razões para não empreender e apenas uma para empreender

Para testar a obstinação do brasileiro que, na onda do empreededorismo e das start-ups, quer dar seu grito de liberdade e independência e ser o dono do próprio nariz, atenção: o aspirante a empresário, que quer empoderar o sonho e o desejo de empreender, tem ao menos 10 razões para não fazê-lo, mesmo com todas as competências, habilidades e atitudes para enfrentar o desconhecido.

Razões burocráticas

1. Dificuldades para abrir a empresa, dificuldades ainda maiores para fechá-la. Elevados custos burocráticos e cartoriais.

2. Emaranhado jurídico para tocar o negócio no dia-a- dia. Elevado custo de obtenção de licenças ambientais e outras. O Estado predador só é seu sócio para ferrá-lo, jamais para ajudá-lo.

3. Elevados custos fiscais. Empecilhos da fiscalização, que emprega todo o exército de normas e regulamentos para criar dificuldades e vender “facilidades”.

Razões negociais

4. Ambiente de negócios predatório, de muitas incertezas e nenhuma certeza.

5. Riscos concorrenciais: as suas melhores ideias serão roubadas. Para seguir em frente, você terá que fazer investimentos adicionais e adiar o retorno da lucratividade. Terá de enfrentar, além da pirataria, o comércio ilegal.

6. Baixa produtividade. Baixa formação de mão de obra. Elevado custo de serviços.

7. Custo Brasil a onerar a produção, a estocagem, o transporte e a ida ao mercado, seja interno seja externo.

8. Elevada incerteza: ao sabor da volatilidade do mercado, os ganhos são variáveis; as despesas, não. Metade das empresas morre no primeiro ano.

Razões comerciais

9. Tributação elevada do negócio.

10. Elevada taxa de juros, inibindo a tomada de crédito para instalação e ampliação do negócio. E, para quem já tem capital, forte incentivo para deixar o dinheiro dormindo no banco é mais lucrativo do que tomar risco. E permite ao empresário dormir em paz.

O empreendedor sonhador tem ao menos um motivo para empreender agora: nunca houve tamanha crise e tanta oportunidade para iniciar-se um negócio. Quem passar no teste do sonho será empresário de sucesso.

Please reload