Deus é uma bola

Juno, gravitando agora com Io, Europa e Ganimedes em torno do gigante Júpiter, confirma o que os antigos já sabiam: deus é uma bola.

Xenófanes representou deus sob a forma de uma bola vidente e inteligente, mas não respirando e nada tendo em comum com a natureza humana. A pesquisa é de Montaigne, que ensaiou sabedorias.

Há muito a esfera é, para o homem, a imagem mais perfeita da perfeição, embora, como humano imperfeito, ache que lhe faltem cantos para completar o encanto. A imagem que a sonda Juno nos manda é a imagem do universo esférico de planetas esféricos, obra perfeita do divino.

Essa imagem projetada da perfeição talvez explique porque corram tanto atrás da bola. Lima Barreto não via razão pela qual um jogo de bola pudesse inspirar tanta paixão e ódio. Afinal, no futebol, são onze de cada lado perseguindo a perseguida num balé compreendido apenas por iniciados como Garrincha. No vôlei, no basquete, no tênis, não é diferente: a bola tem vida própria e têm predileção pelos iluminados como Jordan, Bryant e LeBron James que desvendam seu enigma.

Se a bola soubesse o encanto que tem, não passaria a vida rolando, de pé em pé, escreveu Armando Nogueira. Mas não será esse o seu encanto? Vê-la rolar de pé em pé, de mão em mão pretendendo com ela driblar, enquanto ela nos dribla? Ora, bolas. Não é difícil explicar porque nos atrai o fetiche do boliche, os ângulos artísticos sinuca: afinal somos criados com bolas de gude.

A esfera tem seus enigmas: recentemente, descobriram na Bósnia uma enorme esfera de pedra e ferro e ninguém sabe quem a colocou lá. Outra esfera metálica, essa mais antiga pois data do pré-cambriano, coisa de quase 3 bilhões de anos, foi achada num depósito mineral da África do Sul e até hoje intriga os intrigantes.

A desbravadora Juno agora integra as tropas de anjos que patrulham o espaço entre as esferas e lembra-nos o recado bíblico: deus cria a vida não como uma ameaça, mas para colonizar tantas e tantas esferas soltas e estéreis.

Símbolo da totalidade do universo e do divino, a esfera é a última perfeição das figuras até que novo deus venha nos surpreender com uma nova imagem perfeita.

Please reload