Comício de Bangu

Amanhã, inaugurando a reta final da campanha à prefeitura carioca, Lula estará em Bangu, bairro da Central do Brasil localizado na Zona Oeste. Irá não como cabo, mas como general eleitoral de Jandira, candidata que nacionalizou a campanha, fazendo do Fora Temer ponto central da a sua plataforma de governo.

Somando as intenções de votos da autoproclamada esquerda, ela disputa 22% do eleitorado, soma de PSOL, PT, PCdoB, REDE, PSTU e outros ainda menos votados, partidos que comungam de semelhante discurso sem propósito e vazio, considerado o âmbito da campanha. Assim sendo, o racha nas universidades e nos bares da Zona Sul tem tudo para atingir enormes proporções nos próximos dias. Bom para os garçons, que ficarão com os 10% e perspectivas de mais algum para o segundo turno.  

Se uma grevezinha de apoio aos bancários não cairia mal para marcar posição dos estudantes contra a política de juros altos que só beneficia os banqueiros neoliberais, o natural esvaziamento das escolas poderia provocar o sumiço dos colegas alienados, cujos votos determinarão se Freixo ou Jandira continuarão no páreo. Ou ainda se Pedro Paulo será o grande beneficiário da batalha estudantil e sindical a ser travada nos fronts das assembleias permanentes – perdão pela redundância – das entidades de classe.  

Jandira, investigada na Lava-jato, conseguiu reunir seus mais destacados companheiros de ataques à Petrobras no mesmo palanque, tendo desfilado por aí com a enrolada presidenta que mistura estações. Entre uma de trem e outra de metrô, ficou com a da Cinelândia, sem a ofuscante companhia do padrinho e criador. O coração valente e abandonado logrou atrair algumas centenas de viúvas petistas ao patético encontro, o primeiro na cidade depois de ter sido colocada na rua por justa causa.

Se for eleita, entendo que Jandira há de colocar Temer e os traidores do PMDB pra fora. Não tivesse o premiado Sérgio Machado incluído o seu nome entre os delatados do partido então aliado, a bandeira ainda poderia ser desfraldada no campo da retórica, mas nem com isso ela pode contar. Se o item inicial do seu discurso funcionar pela via da cassação da chapa pelo TSE, a única possível, o discurso do golpe, o grande tema a ser apreciado em 2018, irá por água abaixo.

Talvez pelas características do ilustre convidado, o comício de Bangu está bastante próximo dos anseios da sociedade. Entretanto, a proximidade reside no complexo penitenciário de Bangu X onde o(a) carioca que assaltou a empresa sediada no Largo da Carioca poderá cumprir uma larga pena. 

Please reload