Façam seu jogo

A sena acumulada ou a mega sena da virada desperta nos mais esperançosos, sobretudo naqueles que jamais estudaram a teoria das probabilidades, incluída no severo curso de Estatística, seus sonhos mais delirantes.

Creio que, com a exceção do saudoso deputado João Alves, o célebre anão do orçamento que lavava montanhas de dinheiro nas sequências dos sorteios oficiais da Caixa, ninguém há de ter toda essa sorte fatiada ao longo dos anos.

Dona Santinha era a diligente esposa do marechal Dutra, tornado presidente como lembra a rodovia homônima. A devota criatura, cujas obras pias incluíam uma cruzada contra o vício do jogo do bicho, mandaria indiretamente nos deputados e senadores brasileiros durante o intervalo entre os mandatos de Getúlio. Austera em favor dos bons costumes, rígida no trato com o marido, aproveitou a oportunidade única para coibir legalmente a herança zoológica do Barão de Drummond.

Assim, em pleno pós-guerra, ocasião em que os generais voltaram a desembarcar nos palácios para fincarem suas bandeiras na política, quando os epítetos de tigre das estepes e raposa do deserto devoravam os congressos, a toupeira de Mato Grosso logrou proibir o jogo do bicho no Brasil, talvez por seu símbolo não constar da relação.

Assim, enquanto o jogo do bicho pagava relativamente alto ao apostador, por não pagar impostos o banqueiro que fazia valer o que estava escrito, a loteria oficial manteve o vício e diminuiu drasticamente o serviço social descentralizado que chegava a cada esquina. Hoje, as maiores vítimas dos parlamentares da década de 1940 estão nas cadeias ou subempregados.

Já os deputados, senadores, ministros e até o presidente da república possuem uma loteria que é só deles: o sorteio do Supremo. Aécio tirou a sorte grande na rifa de São João. Vai ficar com Gilmar na quermesse. Como a presidente da Corte não participa da extração, é muito fácil calcular a probabilidade, pois é só dividir o número de ministros frontalmente contra a Lava-jato por 10. A filial da bolsa de Londres dizia que as chances de Aécio variavam de 30 a 40%. Portanto, Excelências, façam o seu jogo.

Please reload